Faixa de Pedestres Iluminada
Dos atropelamentos registrados em 1995 na cidade de São Paulo, 45,6% ocorreram no período noturno, quando a visibilidade dos pedestres fica prejudicada.
 
 O Road Research Laboratory, da Inglaterra, realizou uma análise do tipo "antes/depois" elaborada após um tratamento de iluminação de faixas de pedestres em várias cidades inglesas, mostrando que houve uma redução de 47% nos acidentes de trânsito noturnos envolvendo pedestres.
 
 Com o objetivo de reduzir o número de atropelamentos noturnos , a CET desenvolveu um projeto piloto de Travessia de Pedestres Iluminada, implantado no dia 3 de julho de 1996 na pista sentido centro - bairro da Av. Cruzeiro do Sul, em frente ao Terminal Rodoviário do Tietê.
 
 Neste local ocorreram 27 atropelamentos em 1995, sendo que 56% foram no período noturno.
 
 Após a implantação do projeto, a CET realizou uma pesquisa de opinião com os pedestres que utilizam a faixa de travessia em questão e, também, com os motoristas que por ali passam, cujos resultados indicaram que houve aprovação por quase todos os usuários entrevistados, conforme mostra a tabela abaixo.
| Opinião | 
dos pedestres (%) | 
dos motoristas (%) | 
| Tornou a travessia mais segura | 
90,0 | 
91,1 | 
Melhorou a segurança pessoal  contra assalto | 
3,4 | 
- | 
| Não melhorou em nada | 
4,6 | 
6,2 | 
| A luz forte ofusca a visão | 
1,6 | 
2,7 | 
| Poderia usar luz mais forte | 
0,4 | 
- | 
 
Veja uma simulação do efeito da nova iluminação sobre a faixa de pedestres:
 
 
 
 Neste projeto, a principal meta foi a de iluminar o pedestre no ângulo de visão do motorista.
 
 Depois de analisar o projeto implantado, a CET desenvolveu um refletor especial com aletas laterais reguláveis, tendo como objetivo canalizar toda iluminação somente sobre a faixa de travessia, fazendo com que a mesma se sobressaia, chamando mais a atenção do motorista.
Após a implantação, os seguintes aspectos positivos foram verificados:
- Maior concentração de luz na calçada, onde os pedestres aguardam o momento da travessia, evidenciando a presença dos mesmos para os motoristas.
 
- Maior respeito do motorista em não "queimar" a faixa de pedestres.
 
- A faixa de luz canalizada induz o pedestre a atravessar corretamente.
 
Hoje a Cidade conta com dezenas de faixas de pedestres iluminadas, implantadas e mantidas pela CET.
