1. O que é a faixa azul?
A Faixa Azul é uma sinalização de segurança para as motocicletas, localizada entre as faixas veiculares 1 e 2 do viário. Foi idealizada para organizar o espaço compartilhado entre os automóveis, ciclistas e ônibus com o objetivo de pacificar e humanizar o trânsito da cidade de São Paulo.
2. A faixa azul é exclusiva para motos?
A Faixa Azul não é uma faixa exclusiva para motocicletas, é uma faixa preferencial. Há a demarcação da via entre as faixas 1 e 2 – usualmente utilizadas pelos motociclistas – para que as motos possam transitar com mais disciplina e segurança, e sem alterar a dinâmica já existente na via.
3. Qual é a extensão da faixa azul?
São Paulo tem 212 km de extensão de Faixa Azul (vide link: https://www.cetsp.com.br/consultas/faixa-azul/informacoes-gerais.aspx)
4. O uso da Faixa Azul é obrigatório?
O uso da Faixa Azul não é obrigatório. É preferencial.
5. As faixas de rolamento estão mais estreitas? Meu carro caberá na faixa?
As faixas de rolamento não estão mais estreitas. O balizamento para as faixas de veículos é de 2,70. Para se ter uma ideia de proporção, um veículo SUV de grande porte pode medir 1,83.
6. A faixa exclusiva do ônibus está mais estreita? Será que cabe um veículo biarticulado?
A faixa do ônibus comporta veículos biarticulados.
7. Como o motorista fará para mudar de faixa de rolamento?
A mudança da faixa de rolamento continua a mesma. Existe sinalização vertical por toda a via alertando para o cuidado na troca de faixa e também na horizontal no viário (vide arte e explicações no link: http://www.cetsp.com.br/consultas/faixa-azul/informacoes-gerais.aspx).
8. Quando eu for mudar de faixa de rolamento e tiver de passar por cima da faixa azul, eu serei multado?
O motorista continuará realizando as mudanças de faixa normalmente. Não será multado. A Faixa Azul é uma sinalização de balizamento de orientação de fluxos de tráfego e é implantada para promover um trânsito mais seguro.
9. O motociclista poderá trafegar na velocidade que quiser na faixa azul?
Não. O motociclista tem de respeitar o limite de velocidade da via.
Em tráfego lento ou congestionado na via o motociclista deve por segurança adequar a sua velocidade a estas condições de tráfego. Como sugestão a velocidade das motos em corredor com o trânsito parado deve ser de 30 km/h.
10. Por qual motivo foi escolhida a cor azul?
A cor azul na psicologia das cores representa a tranquilidade e a segurança. Comportamentos que a sinalização quer transmitir aos usuários.
11. Por qual motivo a Avenida 23 de Maio foi escolhida, primeiramente, para o projeto?
A avenida 23 de Maio foi escolhida para o projeto piloto por tratar-se de uma via com alto volume de tráfego de motocicletas: 2.400 motos por hora, chegando a 50 mil ao dia, com 78% dos acidentes no local envolvendo moto.
12. Por qual motivo escolheu-se a fase experimental de ampliação no Sentido Aeroporto do corredor Santos Dumont-Tiradentes-23 de Maio - Rubem Berta; e em ambos os sentidos da Avenida dos Bandeirantes?
Por se tratar de projeto experimental, era necessário analisar a Faixa Azul envolvendo outras variáveis no trânsito, como cruzamentos semaforizados, travessia de pedestres, ciclistas, caminhões, para avaliação no decorrer do tempo os resultados com relação a fluidez e segurança.
13. Como foram feitas as demarcações da pintura da Faixa Azul nos locais?
A sinalização da Faixa Azul, por se tratar de projeto experimental, foi aprovada pelo SENATRAN, para ser inserida no Código de Trânsito e assim orientar motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas.
A primeira etapa para a nova implantação é apagar toda a já existente na via. Enquanto acontece a remoção da sinalização antiga, as equipes instalam a vertical por toda a extensão das vias. Após isso, o viário recebe a nova pintura com tinta especial refletiva, de tecnologia alemã.
14. O projeto será estendido para outras vias?
Sim! Já foram solicitadas novas vias a SENATRAN.
15. Quantas motos há em circulação na cidade de São Paulo?
Atualmente na cidade de São Paulo há 1,3 milhão de motos em circulação.