Maio Amarelo

Sobre o Maio Amarelo

Maio Amarelo

A Prefeitura de São Paulo promove, ao longo deste mês de maio, ações e eventos para sensibilizar a população sobre a importância da Segurança Viária nos deslocamentos diários. “Desacelere, seu bem maior é a vida”. É com este tema que o movimento do Maio Amarelo de 2025 convida a população a refletir sobre atitudes mais responsáveis no trânsito.

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução de mortos e feridos no trânsito criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária após a primeira Década de Ação para Segurança no Trânsito, estipulada em maio de 2011 pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).

A campanha visa estimular a população a respeitar as leis de trânsito, com ênfase nos principais fatores de risco, como dirigir sob efeito de álcool, exceder a velocidade máxima permitida, não usar o capacete e o cinto de segurança, distrair-se com o celular ao volante ou atravessando a rua, desrespeitar a faixa de pedestres e infringir o semáforo vermelho.

Estão previstas várias ações em diversas regiões da cidade, com destaque para a iniciativa ‘Na Pista Certa’, uma mini-cidade inflável, que será montada na Praça da República a partir do dia 5, entre 9h e 17h. A viabilização do ‘Na Pista Certa’ é uma parceria da Prefeitura com a Fundação Mapfre e tem foco na educação de trânsito para os pequenos.

As crianças que passarem pelo local poderão, de forma lúdica, saber mais sobre a importância da sinalização viária, das regras de convivência e de valores como solidariedade, respeito, inclusão e gentileza para a segurança e integridade de todos que fazem parte da sociedade.

Outro destaque é o ‘Pit Stop Educativo’, uma parceria da CET com a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), o Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar de São Paulo e o Detran. O ‘Pit Stop Educativo’ acontece nos dias 15 e 16, com foco na conscientização dos motociclistas.

A iniciativa faz parte da programação oficial do Maio Amarelo 2025 e será realizada das 7h às 16h, no Centro Esportivo Tietê, na Luz, região central de São Paulo. Os motociclistas vão assistir a uma palestra sobre respeito à segurança viária, ministrada por um agente de trânsito e um policial militar do CPTran, em que diversas dicas sobre segurança, como a utilização correta do capacete e o momento para realizar a troca dos pneus, são transmitidas.

Também são fornecidas orientações gerais sobre respeito à importância da sinalização de trânsito, a segurança ao conduzir a moto, aos limites de velocidade, além de dicas para a manutenção correta e periódica da motocicleta. Socorristas do SAMU também farão abordagens focadas nos primeiros-socorros.

De sexta a domingo, de 9 a 25, a Shimano oferecerá o Ponto de Apoio ao Ciclista na Praça do Ciclistas, na Avenida Paulista, das 9h às 17h. Serão oferecidos os serviços básicos de manutenção, além de dicas de manutenção para que os próprios ciclistas cuidem de suas magrelas.

A Companhia de Engenharia de Tráfego também vai sinalizar até o dia 31 de maio as ações do Maio Amarelo nos PMVs (Paineis de Mensagens Variáveis) espalhados pela cidade.

O mês ainda contará com ações de conscientização ao direito das pessoas com deficiência, aos idosos, exibição de peças teatrais, palestras, mímicos, simulações e uma variedade de abordagens a diferentes públicos, sempre com foco na preservação da vida e da convivência respeitosa e zelosa no trânsito.

Confira a programação e participe!

 


 

CET PMSP-MobTrans

Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito

Rua Boa Vista, 136 - Centro

São Paulo, SP - CEP 01014-000

Prefeitura de São Paulo - Viaduto do Chá, 15 - Centro - São Paulo, SP - CEP 01002-020